domingo, 5 de agosto de 2012

Você sabe qual a origem da palavra “torcedor”?!


Pode parecer inusitado, mas é a mais pura realidade

Se você pensa que a relação entre o esporte e o universo feminino é recente, se engana. A primeira torcida era feminina. E pra você entender, vou contar uma história, real!
No começo do futebol, ir ao estádio era apenas para os mais refinados. As mulheres se vestiam elegantíssimas. Muito bem enfeitadas e com muitos assessórios. Além das jóias não podiam faltar os chapéus e as luvas.
Mesmo o Rio de Janeiro registrando seus 40 graus, em pleno verão, toda a “beca” era extremamente necessária. O programa, assistir ao futebol, era uma oportunidade de “footing” também. Pra quem não sabe o tal do “footing” era a paquera daquela época.
Pois bem! As moças iam assistir os maridos, noivos ou pretendentes, praticar esporte. No caso, o futebol! E como o esporte é emocionante e quem estava correndo, sofrendo faltas e fazendo gols eram os donos dos corações delas a emoção se tornava algo muito maior. A emoção aliada ao forte calor as fazia retirar as luvas, a transpiração era inevitável.

“O Coelho Neto, que além de poeta e cronista era pai de dois jogadores do Fluminense: o Preguinho, que foi o primeiro homem a fazer um gol pela seleção brasileira em uma Copa do Mundo, e do Mano, que morreu em conseqüência de um jogo de futebol, levou uma bolada e acabou morrendo; pois o Coelho Neto escreveu uma crônica em que ele usava a expressão “as torcedoras”, referindo-se às mulheres e dali a expressão pegou e nasceu a torcida. Havia quem dissesse que torcida vinha do fato de as pessoas torcerem os fatos, de o torcedor torcer os fatos a favor de seu clube, mas não foi daí que o termo veio não. Apesar de que quem torce, realmente torce as coisas e até distorce. Mas, na verdade, não foi por isso, foi mesmo pelo gesto das moças, principalmente, das que torciam as luvas entre as mãos.” (Jornalista Luiz Mendes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário